Avançar para o conteúdo

Como brilhar em 2024

Ah, que maravilha! Um ano novinho em folha! Começamos o ano cheios de brilho e um potencial maravilhoso por cumprir! Mas, acontece com o passar das semanas, esse brilho da novidade acaba por se dissipar. Verdade, não é?

Conte-me lá, já sentiu a motivação a esvaziar-se, não já? Sim, eu sei! Também já não me sinto assim tão motivada.

Então, para transformar essa chatice, trago uma forma simples de operar uma mudança positiva na sua vida e, ao mesmo tempo, trazer mais brilho para os seus dias – e quando digo brilho, digo brilho mesmo! – organizando as jóias para tirar o máximo partido delas!

Vamos a isso?

Diga-me: as suas peças tão brilhantes e bonitas, estão emaranhadas no guarda-jóias? Acontece que elas merecem um lugar de destaque, até porque a destacam a si! E no final deste artigo vai conseguir ter as suas joias organizadas para que nunca as perca de vista.

A verdade é que as jóias e os pequenos acessórios precisam de um lugar digno e apelativo para se manterem interessantes aos nossos olhos, e assim as continuarmos a usar.

Crie harmonia para se apaixonar de novo pelo que tem.

Então, como passamos de um monte de jóias emaranhadas para uma exposição digna de boutique?

Ora, dizem que harmonia é repetição. Vamos assim aplicar este conceito à organização: repetir características! Estas são três formas de o fazer:

1 – Organize por cor

Como é que acha que uma caixa de jóias fica mais interessante: com as cores todas mescladas e dispersas, ou com os tons distribuídos numa bonita gradação? A meu ver, a última hipótese é muito mais bonita e interessante. Basta imaginar as lojas: a exposição é feita quase sempre por cor, o que torna a coleção muito mais coesa e simples de perceber.

Assim sendo, opte por organizar as suas peças por cor.

Os dourados, os prateados, os vermelhos, azuis, verdes…. Verá que esse arco-íris dá uma nova luz à arrumação! Ou, se preferir, agrupe de forma mais simples – por tipo de cor: os metalizados, as cores quentes, as cores frias, etc. Quando se vestir, basta olhar para as suas jóias para se sentir muito mais inspirada a combinar com o que tem vestido.

2 – Organize por estilo

Somos uma mistura de inspirações e é isso que torna a nossa imagem pessoal única. Se hoje se veste mais casual, opta por um tipo de acessórios, mas se amanhã tem um estilo mais boémio ou minimal a sua escolha de acessórios varia. Então, porque não facilitar esta escolha no seu dia-a-dia?

É aqui que aparece uma das formas mais interessantes de organizar as peças: por estilo, ou seja, conforme a expressão mais impactante. Alguns exemplos de estilo podem ser: clássico, casual, minimal, divertido, desportivo, romântico, vintage, moderno, boémio, delicado, “chunky”…

E, se pensa que esta organização a vai limitar, deixe-me dizer que é o contrário! Ao estarem agrupadas por género, torna-se muito mais fácil fazermos “mix and match”, ou seja, criar as nossas combinações únicas!

3- Organize por material

Nós somos seres táteis por natureza. As texturas e os materiais são importantes quando escolhemos o que vestir, e acrescentam dimensão à nossa imagem. Por isso é que separar as peças por tipo de material pode criar uma estrutura interessante no seu armário.

Principalmente se tem várias jóias do mesmo tipo de material, faz todo o sentido agrupá-las. Por exemplo: pérolas, pedras, missangas, ráfia, ouro, prata, acrílico/plástico, correntes… Assim cria mini-coleções dentro do seu espólio e criar “looks” únicos e interessantes fica muito mais simples!

Qual é o melhor método para si

Dentro das opções acima, qual é a melhor para si?

Tem peças mais volumosas que precisam do sistema 2 ou mais coloridas que precisam do sistema 1? Ou será que tem muitas pérolas e o sistema 3 seria o ideal?

Vestir-nos é um processo criativo, com as joias o mesmo. Então:

Se gosta de combinar a roupa com as jóias através da cor – por contraste ou repetição – a primeira opção é a mais adequada. Ou, se por outro lado, cada dia se sente com um espírito diferente e prefere escolher as jóias conforme o seu estado de espírito, arrumar por estilo parece a melhor estratégia para si.

Para não tem tanta variação de cores ou estilo, organizar por material é o mais lógico porque a escolha diária recai sobre esse aspeto.

Conte-me nos comentários, qual o método que mais se adapta a si?

Até à próxima,Mariana