três dicas para a cozinha

 

Há uns dias tivemos a oportunidade de mostrar n’A Praça da RTP1, algumas dicas de organização na cozinha, esse compartimento tão importante na nossa casa. Dicas que nos permitem ter uma melhor gestão de espaço e tempo no dia-a-dia.

Então, abordámos três principais tópicos: tupperwares, panelas e stock de alimentos. Estas categorias podem ser problemáticas mesmo sem darmos por ela, uma vez que é frequente haver excessos e uma organização inadequada para o espaço de arrumo.

Assim, resumimos aqui o que foi falado e damos alguns exemplos.

TUPPERWARES

Rever o que tem e retirar o excedente  – caixas sem tampa, já danificadas ou demasiadas repetições que não sejam precisas. Este é o primeiro passo para evitar que os tupperwares ocupem demasiado espaço. De seguida, decidir como organizá-los.
Apesar de parecer mais fácil arrumá-los já com tampa, acabam por ocupar muito mais espaço dessa forma.
O ideal é encaixá-los como se fossem uma boneca matrioska – separando por forma e encaixando os mais pequenos dentro dos maiores. As tampas devem ficar na vertical, agrupadas por formato e colocadas ao lado dos correspondentes.

 

 

 

PANELAS

Mais uma vez, analisar o que há a mais: desde redundâncias, passando pelas panelas que simplesmente não usa. Sugiro que fique com as mais versáteis, e as que gosta mesmo de usar. Os excedentes, esses, pode dar a alguém conhecido ou a alguma instituição.
É verdade que ocupar o espaço vertical é bom, mas empilhar demasiadas panelas é um problema já que se tornam inacessíveis. Assim, o ideal é:
• usar prateleiras adicionais para criar camadas verticais (podem-se encontrar no IKEA, Leroy Merlin ou semelhantes);
• virar o testo ao contrário para poder colocar uma panela por cima da outra, ou
• usar a técnica da matrioska, isto é, retirar as tampas e encaixar uma na outra. Aqui não recomendo mais do que 2/3 juntas.

 

 

 

 

STOCK e despensa

Verifique o que tem. Datas expiradas? Produtos que comprou por curiosidade, mas que afinal não gosta ou não sabe usar? Estão a ocupar espaço e devem ir.
Separe por tipo: conservas, bebidas, especiarias, chás…etc. Desta forma pode criar nichos claros para que, assim que lhe falte algo na cozinha, já sabe onde procurar. Para ajudar visualmente, pode separar estas categorias em cestas ou tabuleiros.

Para organizar:
• coloque as embalagens maiores atrás das mais pequenas, para conseguir ver tudo
• se forem todas mais ou menos do mesmo tamanho, use prateleiras adicionais para criar diferentes níveis
• coisas novas que entrem vão sempre para trás das mais antigas – assim garante uma rodagem constante do stock, e e evita que fiquem coisas esquecidas.