ORGANIZAR DA MELHOR FORMA

 

Está a organizar a sua casa, escritório, ou apenas uma gaveta? Seja qual for o tamanho da empreitada, faça-o da forma mais simples e eficiente para não perder tempo nem energia.

Para além das dicas que já demos, aqui estão algumas orientações e erros a evitar no processo:

ESTÉTICA SEM FUNÇÃO

A estética permite-nos viver em harmonia com o nosso espaço, e nada melhor do que olhar em redor e gostar do que vemos. Mas se esse espaço não for fluido e funcional, acabamos por perder tempo e energias desnecessárias nos gestos diários.
Então, enquanto pondera no lugar das suas coisas, considere que objectos relacionados devem estar perto uns dos outros. Por exemplo, se os itens do pequeno almoço estiverem todos juntos, poupam-se preciosos minutos na sua rotina matinal. Ou até os objectos de bricolage e manutenção da casa – lâmpadas, ferramentas, berbequim, pregos, martelos. Se os mantiver juntos, quando tiver de arranjar algo já sabe onde se dirigir e terá lá tudo o que precisa.

ARRUMAR EM VEZ DE ORGANIZAR

Enquanto arrumar é colocar os objectos no sítio, organizar é muito mais que isso. Exige decisões, motivação e novas ideias. Organizar é mudar o status quo. É repensar o que nos rodeia, perceber se há excessos, eliminá-los e descobrir qual o lugar ideal para as suas coisas.
Por exemplo, alinhar uma pilha de revistas não significa que vão ficar organizadas, mas sim arrumadas.
Assim, as duas acções complementam-se – ao arrumar está a fazer a manutenção do que organizou.

LET IT FLOW

Quando encontrar o equilíbrio do seu armário ou gaveta, é importante mantê-lo assim. Lembre-se que à medida que vai juntando mais itens ao seu espaço, naturalmente vão-se acumulando. Assim, faça um esforço para ir libertando objectos à medida que vai adquirindo outros.

Assim, juntando a motivação de ter um espaço mais organizado e boas dicas para facilitar tudo, os resultados só podem ser bons!

 

Imagem de Adachi Foundation