NOVO DIA NA COZINHA

Uma cozinha funcional e prática é meio caminho para começar bem o dia.
E para ter uma cozinha assim é essencial descomplicar e retirar os excessos. É muito mais fácil ser-se organizado se se tiver menos coisas!

Temos três sugestões para começar a organizar já hoje:

talheres e loiça a mais

E como é que decide o que está em excesso? Esvazie a gaveta e disponha tudo por categoria e conjunto. Se há um tipo de pratos que não usa por alguma razão, umas taças que não lhe dão jeito ou um garfo fora do conjunto, de que não gosta especialmente, então não há razão para os manter! Embrulhe as peças em jornal e dê a quem possa precisar ou apreciar!

frascos de vidro

Costuma guardar os frascos dos feijões ou das compotas? Claro que podem ser muito versáteis, mas se já tem bastantes e na realidade não os costuma usar, estão só a ocupar espaço desnecessário no seu armário. Vejamos, são frascos cheios de …ar! Pode retirá-los e se alguma vez realmente precisar, basta comprar um novo no supermercado ou na loja de utilidades.

Uma sugestão, pode usá-los para guardar sementes e frutos secos ou preparar uma salada ou bebida para o trabalho.

livros de receitas

Não resiste a um bom livro ou revista de receitas? Há para todos os gostos: saudáveis, indulgentes, requintadas, rústicas… não há fim!

Mas a verdade é que não lhe trazem maior experiência culinária se se mantiverem fechadas. Basta sermos honestos com a realidade. Se muitas vezes, quando procura algo em específico, mais rapidamente vai à Internet pesquisar – então se calhar os livros estão apenas a apanhar pó. Um bom método de seleção é dar uma meta de tempo a si mesmo para testar cada volume. Por exemplo – experimente algumas receitas dum determinado livro por mês. Rapidamente vai perceber quais os que gosta ou não.
Para além disso, é preferível ter poucos livros mas vividos, do que o contrário… têm muito mais encanto.
Se por acaso gosta de um livro apenas pelas imagens, então o desafio é expô-lo como parte da decoração, em vez de estar camuflado no meio dos outros.