INSISTE II

Se quer sentir os benefícios de ter uma casa organizada, leve e convidativa, por que espera?
Está no momento de pôr mãos à obra!

Organizar o seu espaço é uma tarefa essencial para um maior bem-estar e paz de espírito.
E antes de dar começo, há alguns pontos que deve considerar:

TEMPO
O que levou meses, e possivelmente anos a acumular, não se resolve num par de horas, ou num fim-de-semana. Se quer organizar pelo processo mais eficaz, vai ter de analisar os seus pertences com cuidado, avaliando se têm valor para si ou não. Leva tempo. Não pode simplesmente agarrar nos dossiers e pô-los a reciclar, ou abrir as gavetas e pôr tudo num saco para dar. Poder, pode… mas ia-se arrepender mais tarde. É importante perceber que é um processo. E como tudo, consistência é a chave.

CONSISTÊNCIA
É preferível planear uma rotina para a fazer acontecer. Dois dias por mês, uma noite por semana… o que funcionar para si. Respeite essa rotina e mantenha o ritmo.
Pode demorar mais, mas acredite que é menos exaustivo do que fazer uma sessão furiosa de 7 dias. Acontece que se estiver muito cansado, vai associar a palavra “organização” à ideia de maratonas esgotantes. E assim não será uma coisa que vai querer repetir tão cedo.
Mantenha um ritmo leve e constante. Como uma terapia.

 

 

ORGULHO!!
Sinta orgulho, celebre as conquistas. Hoje foi uma gaveta, que até dá gosto abrir? Boa!! Da última vez conseguiu diminuir o exército de tupperwares? Parabéns!! Sinta-se contente pelas decisões que tomou e por estar mais perto de ter a sua visão concretizada. Prove a si mesmo que já não precisa daquela roupa que lhe fica apertada, ou rasgue a papelada que lhe causa tanta angústia. Sinta essa libertação. Manter-se motivado pode passar por fotografar e ver o progresso, mostrar e contar aos amigos, ou apenas aproveitar e mimar-se no fim de cada etapa conseguida.

FECHE A PORTA
De que é que serve libertar cinco, se depois compra dez? O processo de organização representa um novo estilo de vida, onde procura uma vida e um espaço mais descomplicados.  Assim, significa que terá que dizer que não mais vezes. Antes de aceitar um brinde, um panfleto, ou comprar mais uma peça que realmente não precisa, pense duas vezes. Imagine onde vai ficar. Tem espaço para ela? Ou vai ocupar aquele cantinho que está finalmente vazio? Depois de tanto esforço para ter tudo mais airoso, evite a entrada de demasiadas coisas. Porque lá no fundo já sabe onde isso vai dar. Pense: “Se te vou levar para minha casa, é bom que valhas a pena”.
Lembre-se que  é de pequenas e inocentes aquisições que se alimenta o bicho do caos. Grrraaaauuu!

 

Vamos começar?

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INSISTE!

 

Provavelmente já tentou destralhar numa altura em que estava simplesmente farto de tanta coisa e cansado da confusão que se instalou na sua casa.
Provavelmente transformou-se num furacão da organização, e numa manhã, conseguiu libertar-se das roupas que estavam no armário há anos sem usar, ou das pilhas de papéis que estavam há semanas para serem tratadas.
É isso mesmo!!
É esse o espírito. E onde tudo começa.

Aquele desejo momentâneo de tudo mais simples e agradável faz com que finalmente reaja contra o caos. É a semente da leveza que começa a espreitar.

 

 

Mas…
…talvez lhe tenha acontecido que passado pouco tempo, o seu armário volta a ficar apertado e a sua secretária transforma-se numa povoação de post-its e afazeres-para-tratar-assim-que-possa.
Como é que é possível?… Ainda há pouco tinha arrumado tudo e tinha ficado tão direitinho!

Aqui é importante não desistir. Porquê?

Antes de mais, porque dar continuidade à organização não significa que falhou da primeira vez, pelo contrário! Se resultou – mesmo que apenas por algum tempo – tem de continuar! É um processo em si só, e temos de o encarar dessa forma. Insista, e não desista! Vai valer a pena.

Depois, lembre-se que a semente já está no seu pensamento, e agora é a esse vislumbre que tem que se agarrar! Essa visão de ter tudo mais ligeiro e aprazível, essa vontade de sentir tranquilidade em vez de ansiedade, energia em vez de cansaço.
Estímulo em vez de frustração!
Reavive essa memória.

É natural que se torne complicado lidar com todo o fluxo de informação com que se depara de cada vez que quer organizar. O importante é não ceder à pressão da quantidade de coisas, e procurar ajuda para facilitar e agilizar esta nova fase (e face) do seu espaço.

E acima de tudo, seja realista. Roma não se fez num só dia, nem de braços cruzados.

Na próxima semana falamos dos fatores importantes para levar este seu desejo à frente da forma mais natural e eficiente possível!

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CINCO COISAS DE QUE SE PODE LIBERTAR HOJE

 

Quando não sabe por onde começar, não há nada mais útil que uma check-list.
Portanto aqui vai a minha proposta para pôr em prática já esta semana.

1. Cosméticos que não resultaram consigo. Pode ser o creme que lhe irrita a pele, o blush que não é o seu tom, o champô que não é assim tão eficaz, etc. Se são produtos que deixou de lado por alguma razão, porque é que ainda ocupam espaço na sua prateleira? √

2. Jornais e revistas desatualizados. Se tem uma – ou mais – pilhas de revistas e jornais que guardou para um dia voltar a ler… faça um ponto de situação e confirme se voltou a pegar-lhes desde que os comprou. Não? Então talvez já não lhe despertem interesse. Recicle esse papel precioso para o transformar em novas edições super apelativas!  √

 

 

3. Sapatos que o magoam. Apesar de gostar muito deles, infelizmente não são confortáveis. Tem uma costura no sítio errado ou um molde que simplesmente não encaixa no seu pé. Assim, vai evitando usá-los, apesar de os ver regularmente na prateleira. Não será melhor desobstruir esse espaço para algo que goste E que possa usar? √

4. Frascos e caixas vazias São embalagens sem nada. Basicamente é ar a ocupar-lhe espaço. Questione-se de quantos frascos precisa para colocar as suas especiarias, doces caseiros, ou cereais. De quantas caixas precisa para enviar encomendas ou guardar coisas, se for preciso? Mesmo que precise de algumas, recomendo guardar as mais versáteis e bonitas, e remover as que tenham publicidade, autocolantes ou um formato pouco prático. É nestas pequenas coisas que se pode eliminar algum ruído visual. √

5. Roupa de cama a mais Lençóis que não servem no colchão atual, peças desbotadas, alguma manta com um padrão que não lhe agrada. Tudo isto podem ser razões para que não se sinta inspirado a usar, e portanto, estes items vão ficando do fundo da pilha. Se estiverem em boas condições, porque não os dar a alguém que possa precisar? √

Estes tópicos são de decisão simples e imediata, mas que vão libertar um espaço significativo na sua casa.
Agarre coragem e uns sacos do lixo e liberte-se desse peso desnecessário. Força!

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