Frescura organizada

 

Para simplificar as suas refeições e actividades na cozinha, tê-la organizada é importante.
Um dos módulos que é mais usado é o frigorífico, e por isso hoje falamos de como ter o seu na linha!

Seja na preparação de um prato ou apenas para um snack, ter os items acessíveis e visíveis é essencial para se ser mais criativo e combater o desperdício.

Eis algumas regras para ter os seus frescos bem arrumados:

1

Dispor os produtos por tipo/uso. Colocar as diferentes categorias de produtos juntos torna mais fácil e rápido pegar-lhes. Se para o pequeno-almoço pode ter geleias, leite, queijo e fiambre, ao juntá-los fica mais prático. Até no congelador, pode separar os vegetais, o pão, a carne e o peixe por zonas. Por vezes pode ajudar ter cestas ou divisórias.

2

Se tiver snacks para os mais novos, coloque-os ao seu alcance – assim vão ficando mais independentes!

3

Tal como na rotação de stock, procure ter os produtos mais perecíveis à frente para se lembrar de os usar. Aplicável também no congelador, onde deve registar qual a data de congelação do produto.

4

Se lhe ocorre uma ideia de refeição para gastar alguns alimentos, coloque-os lado a lado para não se esquecer quando for cozinhar. Tal como no ponto 1, associar ideias simplifica muito o dia-a-dia!

Tente coordenar estas sugestões com as normas de conservação dos alimentos, que variam conforme o modelo do frigorífico.

Veja aqui alguma inspiração para separar alimentos e criar maior arrumo através de camadas verticais: