Foco é dizer não

 

O nosso dia-a-dia é recheado de acontecimentos e afazeres.
Objectivos no trabalho, assuntos pessoais por resolver, família, tarefas domésticas, vida social, passatempos… Enfim! Quanto temos muitos pratos na mão, torna-se complicado focarmo-nos no que é importante.

Nos dias de hoje acreditamos no “multi-tasking”, ou seja, fazer várias coisas em simultâneo e estar em dois ou mais sítios ao mesmo tempo. Tudo à nossa volta nos faz crer que isto é possível – ou pior – uma obrigação!

Porém, na prática, vemos que isso não é viável. Cada vez mais nos sentimos cansados e com pouca capacidade de concentração… já sem falar na ansiedade que sentimos no quotidiano ou frustração quando temos tanto para fazer e tão pouco tempo!

Por exemplo, em nossa casa quando vemos demasiadas coisas fora do sítio e mil-e-uma tarefas por fazer, só queremos fugir! Por isso é que ter o lar organizado e sem confusão transmite tranquilidade.

 

 

Então, apelo ao Fazer Uma Coisa De Cada Vez! Que na realidade, nos faz poupar tempo.
Quando damos importância a uma coisa de cada vez,  é quando conseguimos melhores resultados! Deixe as outras coisas de lado, e verá que o que decidir fazer, vai fazê-lo melhor! Com mais intenção e atenção.

Se tem dificuldade em priorizar, apontar na agenda é uma boa solução. Por mais trivial que pareça a tarefa, reserve um tempo para ela e aponte. Chegando o momento, deixe tudo o resto e foque-se nesse objectivo, sem outras distrações. Nem que seja ver o tal filme que há tanto queria, ou simplesmente descansar!

 

Algumas pessoas acham que foco significa dizer SIM a algo em que se vai se focar. Mas não é disso que se trata. Foco significa dizer NÃO às centenas de outras boas ideias e actividades que existem.
É preciso selecionar cuidadosamente. Foco é dizer não.”

-Bill Gates