Detox Digital

 

Temos aqui falado que a organização do espaço é essencial para o seu bem-estar.
E se avançássemos para a organização do seu espaço digital?

Veja se lhe soa familiar: dezenas de e-mails por ler, newsletters que não lhe interessam, um telemóvel cheio de apps que não usa.
Pode pensar que não é pertinente, mas o facto de estarmos rodeados de tanta informação – e tanta dela desnecessária – faz-nos menos produtivos e mais distraídos.

Já para não falar de toda a poluição que criamos ao receber e guardar todos estes bits de dados.
Sim, porque apesar de virtuais, estes estão alojados em espaços físicos e gastam muita energia só no arrefecimento das máquinas que estão em trabalho contínuo.

Ora para começar, debrucemo-nos sobre a sua caixa de e-mail. Siga estes passos simples e numa questão de poucos dias já a terá mais leve.

1.

Das newsletters que recebe, quais as que realmente lê e se interessa pelo conteúdo? Afinal, vão chegando quase diariamente e muitas vezes não há tempo nem disposição para as ler. Centre-se apenas no que lhe desperta atenção. Tudo o resto pode cancelar. É quase como se silenciasse um ruído que lhe aparece sempre que abre o correio. É fácil: no fim de cada email, há uma opção para cancelar a subscrição ou unsubscribe. Clique aí, sem medos. Caso se arrependa mais tarde, sempre se pode voltar a inscrever.

 

 

 

2.

Se dispuser os seus e-mails por data com a mais antiga em 1º lugar, quantos anos vai atrás? Será que precisa mesmo de todos os registos? Se houver algo importante que possa vir a ser útil, guarde separadamente ou imprima (como diz o estudo, mesmo a impressão moderada é menos prejudicial ao ambiente do que o espaço virtual que ocupa). Liberte-se do resto!

3.

E se ordenar os emails por tamanho, com os mais pesados em 1º, verá que tem vídeos, fotos ou documentos que já nem se lembrava e que podem estar a ocupar demasiado espaço.

4.

Mesmo que não consiga ler as dezenas (ou centenas…?) de e-mails que tem na sua caixa, ou nem as planeie sequer abrir, está lá o númerozinho a lembrar de tudo o que ficou por ler. Uma forma subtil – mas presente – de lembrar tudo aquilo que não conseguiu fazer. Liberte-se dessa sombra. Limite-se a ler 2-3 e-mails pertinentes de cada vez durante uns dias. Até perceber que já não há mais nada de importante e o resto – delete!

Por isso, toca a apagar o seu excesso virtual, por uma mente e um ambiente mais saudáveis!