De pequenino

 

Se tem crianças, sabe o que é ter de lidar com brinquedos.
Acaba por tê-los espalhados um pouco por todo o lado, e mesmo que os organize, passado algum tempo voltam a invadir os cantos à casa.
Se se sente assoberbado com a quantidade de espaço que ocupam e o facto de dominarem o seu ambiente, talvez seja altura de dar uma reviravolta!

A verdade é que com o Natal, aniversários e encontros, os seus filhos têm uma entrada constante de novos jogos e brinquedos. É normal que acabe por perder o fio à meada e o controlo do que existe lá em casa. Assim, o ideal é de vez em quando fazer uma ronda de destralhe ao quarto da brincadeira.

O benefícios?
Estão mais que estudados (pode saber mais aqui ou aqui) e são vários!

1. Estimula a imaginação. Com menos brinquedos, mas mais versáteis, as possibilidades são infinitas! Um simples cilindro pode servir de coluna de um castelo, de salsicha, rolo da massa ou até de pessoa!

2. Cria maior autonomia.  Se o adulto e a criança juntos conseguirem designar um sítio para cada brinquedo/jogo, vai ser mais simples para o pequeno voltar a pôr as coisas no lugar depois de brincar. Assim, vai sabendo manter as coisas organizadas.

3. Mais calma. Com menos informação e confusão, os miúdos desenvolvem maior capacidade de foco, e passam mais tempo dedicados ao jogo em mãos. Também se sentem menos nervosos ou dispersos, já que há menos ruído e distrações.

4. Brinca mais com o que tem. Ao criar espaço para expor as coisas que o seu filho mais gosta, ele vai usá-las muito mais. O ideal é ter tudo à vista e de fácil alcance.

 

5. Usam mais o quarto para brincar. Se for um espaço apetecível e mais aberto, passar lá horas a brincar vai ser um prazer.

6. Limpar vai ser mais simples (esta vantagem é para si). Pôr o quarto em ordem vai ser muito mais fácil e ocupar-lhe apenas uma fração do tempo.

Pode começar por lhe perguntar (se tiver idade para isso), como seria o dia ideal. Converse com ele, e explique, por situações concretas, em como um quarto com menos coisas pode ser melhor e como vai ajudar a ter esse dia agradável.
Por exemplo, com menos confusão há menos chatices e discussões.
Com um quarto ordenado pode ter mais espaço para brincar ou criar projectos à vontade. Também, se tiver um espaço tranquilo, estudar e ter as coisas da escola em dia vai ser mais fácil. E depois de fazer os trabalho de casa, tem mais tempo para andar no laró!

Como começar? Para a semana há mais!

Salvar

Salvar