da cozinha com amor

 

Se quer começar o seu dia de forma mais calma e orientada, invista algum tempo e esforço em melhorar a sua cozinha. Basta pensar que é aí que toma a primeira refeição e também a última do dia. E como é uma zona muito frequentada, se for um espaço confuso o tempo aí passado também o será.
Como já falámos, uma cozinha desorganizada é muito comum, principalmente porque é um ponto de encontro da família, e muitas vezes, também de objetos variados!  A solução é mesmo descomplicar!
Aqui vão mais algumas ideias de categorias que pode simplificar:

Facas a mais

Reduza na quantidade de facas e similares. Tem a certeza que precisa das 20 facas que tem, incluindo faca de presunto, 3 tipos diferentes de facas de queijo e mais algumas para propósitos específicos? A não ser que seja um entusiasta culinário e realmente faça uso de toda a variedade, meia dúzia de boas facas satisfazem todas as necessidades. As peças com marcas de ferrugem ou com pó nas ranhuras possivelmente já não são usadas há muito e podem ser descartadas. Escolha as melhores, e mantenha-as bem afiadas, limpas e prontas a ser usadas.

 

 

Refrescos de verão

Caso tenha uma boa porção das suas prateleiras com demasiados utensílios e apetrechos, comece por separar os objetos sazonais. Por exemplo, máquinas de sumos e batidos ou formas de gelado são sobretudo usados no verão. Agora que acabou a temporada, pode avaliar se realmente os usou ou ficaram a apanhar pó.  Talvez tenha percebido que prefere de parar espontaneamente numa esplanada e pedir algo referescante…

Ao pensar deste modo, pode descartar o que não usa sem sentimentos de culpa. O espaço é importante e mais vale aproveitá-lo com peças que usa frequentemente.

Tupperwares

Ter a tampa sem caixa é como ter a peúga sem par. É um caso perdido. Não vale a pena ter tupperwares sem o fecho, partidos, ou demasiado desgastados. Os seus alimentos devem estar bem acondicionados e protegidos. Para além disso, os tupperwares são objetos que ocupam muito espaço, e regra geral há mais quantidade do que aquela que é realmente usada. Reveja os diferentes tamanhos e variedades que tem e compare com as suas necessidades. O ideal é escolher formas bastante versáteis, e depois ter pontualmente um ou outro mais específico.

 

E desta forma, se se conseguir reorganizar nestas categorias já pode melhorar bastante o aspeto e funcionalidade de alguns armários!
Por uma cozinha mais relaxada e dinâmica!