AFIE OS SEUS LÁPIS

 

Decidiu voltar a estudar? Que boa decisão!
É um estímulo extra para a mente e prova como qualquer altura é boa para continuar a aprender.

Este artigo é interessante para todos mas sobretudo para os que vão começar agora uma etapa nova: o regresso às aulas enquanto adulto!

Nesta altura, é importante preparar terreno e criar um local de foco e tranquilidade para os seus momentos de concentração. Assim, também conseguirá uma melhor gestão de tempo entre o trabalho, vida pessoal e estudos.
Eis três factores importantes para começar com o pé direito:

 

Secretária

Uma mesa limpa e pronta a ser usada é essencial! Pousar livros, papéis e computadores à vontade dá mais conforto ao estudo. Se tiver alguma mesa disponível para o efeito em casa ótimo, senão há boas opções de escritórios compactos, ou pode simplesmente ter um sistema mais portátil, como explico abaixo.

Material

Antes de comprar o que quer que seja, reveja nas suas gavetas e arquivos se tem cadernos em branco, bem como outros materiais que possam ser usados agora. Escolha os que mais gosta porque são estes detalhes que dão mais gosto a qualquer actividade.
Também convém ter uma pasta ou mochila pronta para sair de casa a qualquer momento Aqui, tente manter sempre o material essencial das aulas – livros, cadernos, etc. Ou seja, se os usar volte a colocar tudo lá dentro para não correr o risco de lhe faltar algo se sair de casa à pressa. Por vezes ajuda ter à mão uma lista dos “essencias da mochila”, para fazer um check-up rápido antes de a fechar.

Mesmo se não tiver um local exclusivo para o estudo e o fizer por exemplo na mesa da cozinha ou num café, com os essenciais da mochila é mais simples transportar para qualquer lado e no fim re-arrumar de volta.

Produtividade

Cada pessoa tem a sua forma preferida de aprendizagem – algumas preferem silêncio, outras algum ruído de fundo. No seu nicho de estudo mantenha uns auscultadores por perto, pode querer silenciar o barulho à volta para se concentrar melhor, ou ouvir a sua música preferida.

E para os que têm dificuldade em encontrar um momento para a concentração, eu sugiro ancorar o estudo a algo que já faça parte do seu dia-a-dia. Por exemplo, se os seus filhos têm hora certa para fazer os TPC , porque não se junta? No mesmo local ou em separado, cria-se um momento de foco conjunto. Ou se costuma ter um tempo livre aos domingos antes de jantar, pode ser uma boa altura para se entregar aos livros. Assim, torna-se mais fácil arranjar tempo para outras coisas de que gosta sem prejudicar o rendimento de estudo.

E com estas sugestões simples se prepara para ser o melhor da turma!
Boas aulas!