You’ve got mail! PARTE II
ONDE GUARDAR O CORREIO QUANDO CHEGA

A meu ver, a melhor forma de lidar com correio é ter um espaço designado para ele assim que chegue. E nesse espaço, ter três divisões:

· Tratar: coisas que precisam de resposta ou acções – ir pondo por ordem de urgência, assim já sabe automaticamente se há assuntos urgentes ou só para tratar daqui a um mês. Se tiver vários membros na família, pode ser conveniente uma pasta por pessoa (Não vale encher a porta do frigorífico com papéis por resolver).

 

 

· Arquivar: documentos importantes que precisem de ser arquivados. Atenção ao que decide guardar, tente ser objectivo e prático.

· Há uma terceira categoria que pode ou não estar perto das outras: Lazer (revistas, jornais…). Se preferir pode tê-la no quarto para ler antes de dormir, ou na sala para agarrar quando esteja relaxado no sofá. É na casa-de-banho que passa mais tempo a ler? Força, instale lá um suporte de revistas!

Estas três categorias podem ser suportes verticais, ou pastas estreitas, para que não se chegue a acumular demasiado. Não espere que estas divisórias estejam a abarrotar para olhar para elas: defina um dia por semana (ou com a frequência que lhe seja mais cómoda), e enfrente-as. Vai ver, se for com alguma regularidade, pode demorar 5 minutos e já está!

Coisas pendentes pesam bem mais na nossa mente do que o que se poderia esperar.

-Marie Kondo